domingo, 12 de maio de 2013

Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização




O Domingo da Ascensão do Senhor, celebrado na liturgia do domingo 12 de maio, é também dedicado pela Igreja Católica Apostólica Romana a celebração do “Dia Mundial das Comunicações Sociais”, instituído durante o Concílio Vaticano II através do documento Inter Mirifica do papa Paulo VI. Desde 1967, o papa lança uma mensagem universal para tratar sobre o tema neste dia com orientações para os fieis atuarem nos meios de comunicação e se fazerem igreja também nos ambientes digitais.
Para o 47º Dia Mundial das Comunicações, o tema escolhido pelo então papa Bento XVI foi: “Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. A mensagem divulgada no dia 24 de janeiro, dia de são Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, buscar promover uma reflexão lúcida sobre a nova forma humana de relacionamento nas redes sociais.

Hoje no Brasil segundo dados do Ibope, 77% dos internautas acessam redes sociais (Facebook, Twitter, entre outros) e as projeções são de que até 2015, nada menos do que 98% dos brasileiros terão pelo menos um perfil em rede social. Por isso o Santo Padre reforça na mensagem deste ano, “O desenvolvimento das redes sociais digitais que estão a contribuir para a aparição de uma nova ágora,  de uma praça pública e aberta onde às pessoas partilham ideias, informações, opiniões e podem ainda ganhar vida novas relações e formas de comunidade”.
Envolvidos quase que 24h do nosso dia em algum suporte midiático para nos relacionarmos, seja celular, internet, TV, jornal, seja de uma forma direta ou indireta acabam influenciando nossa vivência e religiosidade. Por isso não podemos negligenciar a atuação nesses meios em defesa e na autoafirmação da nossa fé.

O papa Bento XVI nos encoraja: “A cultura das redes sociais e as mudanças nas formas e estilos da comunicação colocam sérios desafios àqueles que querem falar de verdades e valores. Muitas vezes, como acontece também com outros meios de comunicação social, o significado e a eficácia das diferentes formas de expressão parecem determinados mais pela sua popularidade do que pela sua importância intrínseca e validade”.
Com atenção especial para a juventude, público-alvo das redes sociais, o papa Bento XVI alerta para uma melhor compreensão deste meio de integração, “O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens. As redes sociais são o fruto da interação humana, mas, por sua vez, dão formas novas às dinâmicas da comunicação que cria relações: por isso uma solícita compreensão por este ambiente é o pré-requisito para uma presença significativa dentro do mesmo”, diz o papa emérito.
Por fim, Bento XVI nos faz o convite, para sermos presença do Evangelho nas redes sociais, fazendo a transição do ambiente virtual para o real, com autenticidade e coerência. “Procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas. Não deveria haver falta de coerência ou unidade entre a expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital. Sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da terra”.
Que sejamos como pescadores lançando nossas redes no ambiente digital, em busca dos homens e mulheres que imersos nesta realidade ainda se encontrem distantes da presença do amor de Deus.





Júlio de Maria
Missionário da Comunidade de Aliança; Jornalista.

Para citar esse artigo:
Júlio Maria - "Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus 

http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com.br/2013/05/redes-sociais-portais-de-verdade-e-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário