domingo, 13 de fevereiro de 2011

O culto a Virgem Maria na Igreja

            O culto a Virgem Maria se fundamenta no mistério da necessidade que Deus quis ter Dela. Em Maria Santíssima o divino tomou carne, e a mais esplêndida união hipostática se concretizou, “a identidade humana de Deus foi ligada a uma mulher, Maria de Nazaré”. 
A Deus unicamente se presta o culto de Latria (adoração), aos santos é reservado o culto de Dulia (veneração ou honra) e a Virgem Santíssima é destinado exclusivamente o culto de Hiperdulia (veneração ou honra pela dignidade de ser Ela a Mãe de Deus, mas que não atinge o nível de adoração).
 “Este culto embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta ao Verbo Encarnado e igualmente ao Pai e ao Espírito Santo, mas o favorece poderosamente”. (CIC, 971)
            O culto mariano longe de obscurecer a grandeza infinita da Trindade, eleva-a, visto ser Maria Santíssima o “caminho mais fácil, curto, seguro e perfeito para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã”. (cf. TVD, 152) O sentimento que une os cristãos à Mãe de Deus são próprios de um filho para com uma Mãe, o afeto filial e a candura materna. E se uma mãe terrena pode conduzir o filho aos caminhos de Deus, quanto mais não operará Aquela que gerou e formou o Divino Salvador em seu ventre?! A mais forte inclinação de Maria é promover a maior glória de Deus e unir os homens a Ele.
             Como já falamos anteriormente, na Igreja se venera a memória da Santa Mãe de Deus, é subitamente errôneo pensar em algo diferente disto. Muitos artistas e crentes piedosos tentaram exprimir a dignidade e perfeição de Maria, com o propósito de tornar concreta a sua ternura materna, porém “nenhuma das imagens conhecidas reproduz o rosto de autêntico de Maria”. (cf. AGOSTINHO. De Trinitate 8,7 apud 58 catequeses do Papa João Paulo II, 2006, p. 178). A contemplação das imagens conduz o povo de Deus ao desejo de imitação de uma vida de santidade.
            Tudo o que a Virgem Maria é, o é em função exclusivamente de Cristo. Não tenhamos medo de nos aproximarmos Dela, pelos escrúpulos e presunções existentes em nosso intelecto, mas com a confiança de filhos recorramos a Ela em todas as nossas necessidades.

Sejamos em Maria Santíssima configurados a Cristo, nosso sumo bem!
Sugestões para buscar uma intimidade com a Virgem Maria:
- Invoque-a em meio a alguma necessidade e se deixe ser por Ela cuidado.
- Busque nesta semana viver alguma prática de devoção a Nossa Senhora (Terço, ladainhas e etc.) diante de uma imagem Dela e contemple o seu olhar materno. Lembre-se que ao venerar uma imagem da Santíssima Virgem você não está ofendendo a Deus e sim contemplando o seu exemplo, com o propósito de imitá-la.

Referências:
AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. A Virgem Maria – 58 catequeses do Papa sobre Nossa Senhora/ Papa João Paulo II. Lorena: Cleofás, 2006. 6ª ed.
IGREJA CATÓLICA. Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
MONTFORT, São Luís Maria Grignion de. Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. Anápolis: Serviço de Animação Eucarística Mariana, 2002.





Missionária DMD, graduanda do curso de Teologia.



Para citar este texto:
Mônica Mariana - "O culto a Virgem Maria na Igreja"
Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus 

http://formacaodiscipulosdamaededeus.blogspot.com/2011/02/o-culto-virgem-maria-na-igreja.html
Online, 13/02/2011 às 14:55h

Nenhum comentário:

Postar um comentário